Com a CVO vamos reduzir a quantidade de resíduos a depositar em aterro, recuperar materiais para reciclagem, produzir eletricidade e composto corretivo de solos.
A CVO tem capacidade para processar 90 000 ton/ano com capacidade de 111 ton/dia para valorização orgânica por digestão anaeróbia. Os RUB são tratados por digestão anaeróbia, produzindo-se o composto e o biogás, o qual é valorizado energeticamente injetando na rede elétrica a energia produzida.
Propomo-nos a respeitar e garantir a segurança e bem-estar da população vizinha, controlando de forma eficaz e exigente o impacte visual da estrutura, sua segurança e eventuais odores, ruídos e efluentes líquidos.
PRODUÇÃO DE ELETRICIDADE NA CENTRAL DE VALORIZAÇÃO ENERGÉTICA.
Ao consumir a nossa energia que é renovável, estamos a contribuir para a redução de dependência de produtos petrolíferos e para a diminuição de emissão de gases com efeito de estufa.
COMPOSTO ORGÂNICO
Solos naturalmente saudáveis.
Após a digestão, os resíduos biodegradáveis são encaminhados para um processo de compostagem, resultando num composto orgânico corretor de solos. Ao utilizar este composto como substrato e fertilizante, estamos a diminuir o uso de substâncias químicas ou sintéticas prejudiciais aos solos. Ao potenciar o enriquecimento dos solos com substrato orgânico, estamos a contribuir para um solo saudável, prolongando o equilíbrio natural do mesmo.
RECICLÁVEIS
Na fração superior a 80mm separada, são triados os resíduos de embalagem e outros que posteriormente são enviados para valorização, completando-se o ciclo da reciclagem.