Ecovalor, Toneladas de Ajuda, EcoEventos, EcoPraias e Mercado a Reciclar. Em 2023, foram atribuídos 883 358€ para ajuda social.
As campanhas de comunicação e educação ambiental, promovidas pela EGF, em 2023, voltaram a atingir recordes nas toneladas de embalagens recolhidas, subindo 49% na quantidade de materiais recicláveis e 39% no número de pessoas impactadas, em relação ao ano anterior, e atingindo a maior quantidade de material reciclável de sempre.
No total, foram recolhidas 13,7 mil toneladas de embalagens no acumulado das cinco campanhas: Ecovalor, Toneladas de Ajuda, EcoEventos, EcoPraias e Mercado a Reciclar, que são desenvolvidas pelas empresas do Grupo EGF para vários públicos e promovem a reciclagem sempre e em qualquer lugar. Estas campanhas permitem medir a quantidade de embalagens separadas para reciclagem e aferir os seus resultados diretos nas quantidades recolhidas.
Das 13,7 mil toneladas de embalagens recolhidas, 7.564 toneladas foram papel e cartão, 3.601 toneladas plástico e metal e 2.541 toneladas de vidro. A recolha de vidro, no caso concreto das campanhas ambientais, teve um aumento de 100%, face a 2022, o papel e cartão um aumento de 38% e o plástico e metal de 45%. Estes números refletem o investimento da EGF e das suas concessionárias na sensibilização ambiental e o compromisso das comunidades com o ambiente, o que resulta na resposta positiva ao desafio lançado por cada uma das campanhas.
A EGF e as suas concessionárias, no global, contribuíram com 883.358€ para ajuda social, através dos prémios associados a estas campanhas, um valor que destaca o seu papel como entidades que contribuem para a melhoria das condições de vida das várias comunidades dentro das suas áreas de intervenção.
ECOVALOR 2022/2023
O programa Ecovalor é desenvolvido para as comunidades escolares. Entre ações de sensibilização, visitas às várias instalações das empresas do Grupo EGF e o concurso “Recicla e Ganha”, o programa mobiliza as escolas para a reciclagem das embalagens.
As escolas que participam no concurso “Recicla e Ganha” concorrem para um prémio monetário que é atribuído em função do seu desempenho na recolha de embalagens. Os prémios atribuídos pelas concessionárias da EGF são utilizados para a aquisição de equipamentos ou melhorias estruturais de recreios, por exemplo. Em 2023 foram atribuídos 199.737€ no âmbito deste concurso.
No concurso “Recicla e Ganha” participaram 1.155 escolas, desde o Jardim de Infância ao Ensino Secundário, abrangendo 351.345 alunos. Juntas, estas escolas, conseguiram recolher 4.975 toneladas de materiais para reciclagem: 2.639 de cartão e papel, 1009 de vidro e 1.327 de plástico e metal, o que representa um aumento de 41% no total das toneladas recolhidas.
TOP 3
No TOP 3 nacional das escolas participantes neste concurso, destacou-se em primeiro lugar a EB 2/3 D. Martim Fernandes, de Albufeira, com 44 toneladas recolhidas e entregues na Algar. No segundo lugar ficou o Centro Escolar de Chainça, em Abrantes, que pertence à área de atuação da Valnor, e em que foram recolhidas 42 toneladas. O terceiro lugar, com 31,5 toneladas, foi atribuído à Escola do Monte, em Vila Nova de Gaia, que integra a área da Suldouro.
TONELADAS DE AJUDA 2023
Aliando a causa ambiental à social, a campanha Toneladas de Ajuda destina-se a Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS). Cada instituição participante entrega, na empresa do Grupo EGF da sua zona, material reciclável que, depois, é convertido num valor monetário em seu benefício. Também qualquer pessoa pode ajudar uma instituição e entregar material para reciclar nas empresas e escolher a IPSS para a qual quer doar o material.
No ano passado participaram 304 IPSS que conseguiram recolher 4.830 toneladas de embalagens, um crescimento de mais de 13% de recicláveis entregues: 3.539 de papel e cartão, 147 de vidro e 1.143 de plástico e metal, que se traduziram em 657.261€ de prémios entregues.
TOP 3
As três IPSS que mais contribuíram foram a APPACDM Trofa com 491 toneladas; na área da Resinorte, o Banco Alimentar do Algarve com 471 toneladas, pertencente à Algar; e o Banco Alimentar de Setúbal com 229 toneladas, na zona de atuação da Amarsul.
ECOEVENTOS 2023
A campanha Ecoeventos destina-se, como sugere o nome, a eventos que podem ser culturais, desportivos ou recreativos, e que se comprometem a fazer a responsável gestão de resíduos aí produzidos. No caso desta campanha, as empresas ajudam, in loco, nos eventos inscritos com a logística da recolha das embalagens nos recintos, a recolha seletiva e a sensibilização dos comerciantes e do público.
Em 2023 participaram 335 eventos, mais 35% que na edição anterior, que abrangeram 13,3 milhões de pessoas e registou-se um aumento bastante significativo de 342% de toneladas de embalagens recolhidas, que se pode atribuir à realização da Jornada Mundial da Juventude. Foram separadas para reciclar 2.853 toneladas de embalagens: 943 toneladas de papel e cartão, 983 toneladas de vidro e 926 toneladas de plástico e metal, que se materializaram em 26.360€ de prémios atribuídos.
TOP 3
Com 1.840 toneladas e 373 toneladas ficaram na liderança com mais quantidades de recicláveis a Jornada Mundial da Juventude, de Lisboa (Valorsul) e de Leiria (Valorlis), respetivamente, seguidas do Boom Festival (Valnor), um já conhecido vencedor de outras edições, com 142 toneladas.
ECOPRAIAS 2023
Ecopraias é a campanha da EGF com a premissa que mesmo de férias, todos temos de fazer o nosso papel no que respeita à reciclagem. Equipas de monitores percorrem as praias e sensibilizam os banhistas para separarem o lixo que produzem durante o tempo que estão no areal.
No Verão de 2023, participaram nesta campanha 49 praias, a grande maioria da região de Setúbal e da área da Amarsul, onde foram impactadas 59.108 pessoas que separaram nos ecopontos de praia 4.830 toneladas de embalagens – 164 de papel e cartão, 251 de vidro e 90 de plástico e metal.
MERCADO A RECICLAR 2023
O Mercado a Reciclar desafia comerciantes e fregueses a mudarem de hábitos e participarem na reciclagem. Os mercados são locais onde se produzem grandes quantidades de resíduos recicláveis e é na criação de condições para a sua correta separação, a par da sensibilização dos seus públicos, que a campanha atua. Foram, em 2023, abrangidos 28 mercados, e houve um aumento de mais 3 mercados face a 2022, mas a quantidade de toneladas recolhidas cresceu 93%, o que correspondeu a 280 toneladas de embalagens separadas e encaminhadas para tratamento.