Mais do que valorizar resíduos, a Suldouro valoriza a qualidade de vida das pessoas, garantindo que os resíduos utilizados são usados ​​como recursos ou encaminhados para o destino mais adequado.
Unidade de Sermonde da Suldouro recebe visita do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa
Suldouro
sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

A Unidade de Sermonde da Suldouro recebeu a visita do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, acompanhado do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e da Vereadora da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Sónia Azevedo, no âmbito da selagem definitiva do Aterro Sanitário de Sermonde.

 

A Selagem definitiva iniciada em 2021 terá em 2025 a sua fase final, num investimento de 4,5 milhões de euros e um prazo de execução de 365 dias. Neste momento decorrem os trabalhos prévios ao arranque da obra e montagem de estaleiro, muito em particular ao planeamento detalhado das diversas atividades da empreitada, assim como, a encomenda dos diversos materiais necessários à sua execução. A intervenção contempla o enquadramento paisagístico com a plantação de revestimento vegetal, o isolamento do meio ambiente com materiais geossintéticos e camadas de solos, a criação de acessos sobre o aterro sanitário selado, a criação de muros de suporte, e a revisão ou adaptação dos vários sistemas de drenagem de águas pluviais, lixiviados e biogás.

De notar que numa lógica de gestão e valorização de recursos, os cerca de 200 mil metros cúbicos de terra necessários para a intervenção serão maioritariamente provenientes das escavações resultantes das obras que decorrem no Município de Vila Nova de Gaia, nomeadamente das linhas do Metro do Porto, demonstrando uma evidente eficiência na utilização de recursos naturais e com impactes económicos positivos para a Suldouro e para os Municípios de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira.

Num breve enquadramento histórico, importa recordar que a concessão à Suldouro da exploração e gestão do sistema integrado de gestão e valorização de resíduos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira foi realizada em 1996 e a exploração do Aterro Sanitário de Sermonde foi iniciada em 1999 e terminada em 2021, tendo recebido um total de 2.472.880 m3 de resíduos em 22 anos. Logo em 2021 foram iniciados os trabalhos de manutenção e preparação da selagem do aterro, num valor de 1,6 milhões de euros.

Galeria
×